Ondas Impressas

Couché na alturas

March 02, 2022 Tânia Galluzzi Season 3 Episode 1
Ondas Impressas
Couché na alturas
Show Notes

A terceira temporada do Ondas Impressas começa recebendo Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano, para uma conversa sobre o aumento de preço no papel para imprimir e escrever. O executivo ajuda a destrinchar os fatos conjunturais e estruturais que colocam o papel couché como um dos insumos que mais subiu entre as matérias-primas usadas pela indústria gráfica. 

No dia 20 de janeiro, a Suzano comunicou aos clientes reajuste de 35% em sua linha de papéis revestidos (Suzano Design, Suzano Press e Suzano Fit), que passaria a vigorar no dia 1º de março. A reação foi tão negativa que a companhia, depois de reuniões com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, revisou a decisão e decidiu amenizar o aumento dividindo-o em três momentos. 

De acordo com o diretor comercial da Suzano, a escalada no preço desse tipo de papel está relacionada a uma série de fatores, entre eles a diminuição na capacidade instalada, seja por fechamento de fábricas, seja pela conversão de máquinas para a fabricação de outros tipos de papel, como o kraft para confecção de embalagens.  Junta-se a isso a pressão inflacionária e a queda na demanda pelo papel revestido L2 no Brasil, declínio classificado como “brutal” pelo executivo. 

Hosts:
Tânia Galluzzi e Hamilton Costa

Convidados:
Guilherme Miranda, diretor comercial da Suzano

Impressão Final
HP
groupwork

Site: www.ondasimpressas.com.br 
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram -
@ondasimpressas
LinkedIn -
Ondas Impressas
Facebook -
Ondas Impressas
YouTube -
Ondas Impressas